CONSELHO DE SAÚDE COBRA CRIAÇÃO DO COMÉRCIO ON-LINE EM ILHÉUS E A GESTÃO MUNICIPAL ACATA

Plano de Retomada da Economia é o nome de batismo dado pela Prefeitura Municipal de Ilhéus ao anúncio da proposta de reabertura do comércio de Ilhéus. A ideia divulgada no decorrer da semana está fundamentada em quatros pilares: REABERTURA DO COMÉRCIO, PRORROGAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS, PROGRAMA SUSTENTÁVEL DE DESENVOLVIMENTO e ILHÉUS COMÉRCIO ON-LINE.

A REABERTURA DO COMÉRCIO se dará no primeiro momento (fase 1 – zona verde) das atividades essenciais, na segunda fase (zona branca) ocorrerá a reabertura das atividades de baixo risco; na terceira fase (zona amarela) teremos as atividades de risco médio e por fim a fase quatro (zona vermelha) que consiste na retomada das atividades de alto risco.

O que chama atenção no plano apresentado é a implantação do Portal Comércio On-line que tem por objetivo incentivar a modalidade do E-Commerce no município. Sobre essa questão é preciso dizer que no dia 18/05/2020 o Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus em transmissão ao vivo, por meio do OBSERVATÓRIO DO CONTROLE SOCIAL, tal órgão fiscalizador cobrou a criação de um portal que colocasse o comércio da cidade na internet. Isso foi feito ao analisar as pressões sociais que pediam a reabertura do comércio. Confira no vídeo a seguir:

https://pautajusta.com.br/wp-content/uploads/Pauta-Justa-18-05-2020.mp4
Pauta Justa: Produção do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Briglia, “cada estabelecimento deverá ter o seu protocolo de prevenção”, para ele todos devem ser responsáveis, o empregador, o trabalhador e os cidadãos de Ilhéus, visto que estamos entrando em um Novo Normal, onde as vendas On-line crescerão e a tecnologia será essencial. Na quinta-feira (28/05/2020) ele concedeu entrevista ao programa de rádio O Tabuleiro.

Sair da versão mobile