Saúde

Conselheiros de Saúde de Ilhéus são contra vacinação de Conselheiros

Membros do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus se manifestam publicamente contra a recomendação de vacinação oficiada pela Secretaria Estadual de Saúde ao CES – Conselho Estadual de Saúde da Bahia, conforme expresso no Ofício circular CES nº 08/2021.

De acordo com os Conselheiros de Saúde Maria Noemia das Neves e Makrisi Angeli, representantes da APEDFI – Associação de Pessoas com Doenças Falciformes de Ilhéus, “o município de Ilhéus, assim como em todo o Brasil, possui milhares de pessoas com doenças crônicas, patologias, trabalhadores e trabalhadoras de serviços essenciais se expondo aos riscos diariamente e que estão longe de serem alcançados pela vacina pelo fato da quantidade disponível ser muito abaixo do mínimo ideal“. Para eles esse comunicado orientando a vacinação de Conselheiros, emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) conforme Ofício nº 014/2021, expresso na circular do Conselho Estadual de Saúde é na verdade um privilégio imoral. Noemia e Makrisi afirmam ainda que “Vale salientar que na função de conselheiro/a não há a necessidade, muito menos obrigatoriedade em estar fisicamente nos ambientes de maior risco de contaminação“.

A equipe do Site Pauta Justa estabeleceu contato com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, o Sr. Marcos Lessa objetivando ter maiores esclarecimentos sobre a divergência dos referidos Conselheiros, e de acordo com Marcos Lessa, o Controle Social Local deve está orientado pelo conjunto da legislação, normas e decisões emanadas das instâncias que administram o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Conselho Estadual faz parte da organização sistêmica, sendo inclusive considerado como uma estrutura do Governo Estadual. Já especificamente em relação ao Ofício Circular do Conselho Estadual, o assunto ainda será tratado em reunião da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Ilhéus, e se necessário, em conformidade com o Regimento Interno, será levado à apreciação, discussão e deliberação pelos membros do Pleno Conselho Municipal.

Nota da APEDFI – Associação de Pessoas com Doenças Falciformes de Ilhéus.

Ilhéus, 23 de março de 2021

NOTA DE PROTESTO SOBRE VACINA PARA CONSELHEIROS/AS DE SAÚDE DE ILHÉUS

A APEDFI – Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Ilhéus, com assento no Conselho Municipal, representada por Maria Noemia das Neves e Makrisi Angeli, vem a público expor sua manifestação acerca do Ofício Circular do Conselho Estadual de Saúde de nº 08/2021 que trata da ORIENTAÇÃO PARA VACINA DOS/AS CONSELHEIROS/AS DE SAÚDE na forma que segue:

O município de Ilhéus, assim como em todo o Brasil, possui milhares de pessoas com doenças crônicas, patologias, trabalhadores e trabalhadoras de serviços essenciais se expondo aos riscos diariamente e que estão longe de serem alcançados pela vacina pelo fato da quantidade disponível ser muito abaixo do mínimo ideal;

No colegiado do Conselho Municipal de Ilhéus possui entre titulares e suplentes 40 pessoas. Dentre estas, algumas trabalham em linha de frente no combate a pandemia e, portanto, já foram ou estão sendo devidamente vacinadas pelo exercício das funções profissionais;

Contudo o ofício de orientação do Conselho Estadual caminha em direção contrária ao bom senso e responsabilidade das tantas pessoas que tem maior necessidade conforme acima citado ao deliberar pela vacinação de todos os membros do conselho pelo simples fato de serem conselheiros/as. Vale salientar que na função de conselheiro/a não há a necessidade, muito menos obrigatoriedade em estar fisicamente nos ambientes de maior risco de contaminação.

Desta forma, as pessoas que representam a APEDFI no Conselho Municipal de Saúde não irão se vacinar neste momento, por não concordarem com a indicação de que estariam com maior necessidade que as pessoas de doenças crônicas, patologias e os diversos profissionais que se ariscam diariamente, pois se o fizerem estarão utilizando-se de privilegio imoral em um momento tão delicado de nossa sociedade.

Por fim, espera que o Colegiado do Conselho compreenda o posicionamento e reflita acerca das incoerências da referida circular oriunda do Conselho Estadual.

Maria Noemia das Neves

Presidente da APEDF

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Parabenizo os conselheiros municipais de Ilhéus, pela atitude corajosa e ética, frente ao combate a vacinação. No meio de tantas atitudes imorais e egoísta de alguns políticos, empresários e ate mesmo de profissionais de saude, para a vacinação, vocês estão dando um exemplo maravilhoso

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo