TJBA faz homenagem ao dia internacional da mulher

O Dia Internacional da Mulher celebrado nesta segunda-feira (8) marca a luta do público feminino em busca da igualdade de direitos e da equidade de gênero. Para celebrar esta data, o Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) por meio da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (COGEN) disponibiliza um vídeo comemorativo no canal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) no Youtube.

O vídeo intitulado de “Ação pelo Dia da Mulher”, traz reflexões de mulheres a partir de pensamentos filosóficos de feministas que fizeram parte da luta em prol dos direitos igualitários, bem como Sojourner Turner; uma abolicionista e pioneira da luta do feminismo negro; e Simone de Beauvoir, ativista política, escritora e feminista francesa.

Para compor a discussão sobre o que é ser mulher na atual sociedade foram convidadas a Desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher, e a primeira Mulher Trans a assumir um cargo público no Estado da Bahia, Paulett Furacão. Para parafrasear as feministas, foram convidadas a Desembargadora Maria de Fátima Carvalho e a Juíza Laura Scaldaferri Pessoa. Além da Servidora Aposentada, Celeste Oliveira que conduziu a conversa.

O encerramento do vídeo foi realizado pelo Presidente da COGEN do Poder Judiciário da Bahia “é nossa missão garantir que as pessoas que o compõem tenham a sua identidade de gênero respeitadas. Não importa se você é contratado terceirizado, servidor ou juiz, é nossa missão mudar a percepção desta casa para as questões de gênero e identidade sexual, garantindo que todas as expressões pessoais nesse seara sejam tratadas com respeito, empatia e inclusão (…) No entanto, o nosso trabalho só terá êxito se você puder colaborar com ele, replicando o material, dando conhecimento aos colegas, e, especialmente, confiando que trata-se de um trabalho sério, isento, que está alinhado com a Agenda 2030 da ONU e com as diretrizes do CNJ” finaliza o Juiz Mário Caymmi.

Comissão – A Comissão tem o objetivo de combater à discriminação do sexo feminino e do público LGBTQIA+, no âmbito do Poder Judiciário. Além de discutir políticas afirmativas voltadas para este público, e propor providências efetivas que garantam uma maior diversidade de gênero/orientação sexual nas contratações do quadro de colaboradores, servidores e magistrados do PJBA.

Assista ao vídeo na íntegra

Fonte: Portal PJBA

Sair da versão mobile