ArtigoBahiaEducaçãoJustiçaNotícias
Tendência

Randolfe Rodrigues líder do PT afirma que posse de Maduro é “fraudulenta e ilegítima”

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do PT no Congresso, classificou o governo de Nicolás Maduro como uma "ditadura".

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula no Congresso Nacional, criticou duramente a recondução de Nicolás Maduro à presidência da Venezuela pela terceira vez, classificando a posse, realizada nesta sexta-feira (10/1), como “ilegítima e farsante”.

Entenda a crise na Venezuela:
Nicolás Maduro foi declarado eleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, apesar de severas críticas de líderes internacionais pela falta de transparência e ausência de apresentação de atas eleitorais.

Embora o Brasil não tenha reconhecido oficialmente o resultado das eleições, enviou a embaixadora Glivânia Maria de Oliveira para representar o país na cerimônia de posse.

“Um regime que desrespeita Direitos Humanos, a alternância de poder e a soberania da vontade popular é, por definição, autoritário. Portanto, é dever de todo democrata, em qualquer lugar, condenar qualquer ditadura, seja de direita ou de esquerda”, declarou Randolfe em publicação no X (antigo Twitter).

Maduro foi empossado em uma cerimônia realizada na Assembleia Nacional, em Caracas. Apesar de não apresentar evidências sólidas para sustentar sua vitória nas urnas, sua eleição foi reconhecida pelo CNE.

O evento contou com uma presença limitada de líderes globais. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi uma das figuras notáveis que optaram por não comparecer. O Brasil foi representado pela embaixadora Glivânia Maria de Oliveira, enquanto líderes como Daniel Ortega, da Nicarágua, marcaram presença.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo